Baraúna recebe Edmar de Almeida: Arte Aplicada : Marcenaria Baraúna
Em outubro de 2015 a Marcenaria Baraúna inaugurou uma pequena exposição retrospectiva em seu showroom sobre o trabalho do artista mineiro Edmar de Almeida. Especializado em criações com tecidos para revestimento de espaços públicos e coletivos, o artista foi responsável pelos painéis da choperia do Sesc Pompeia (São Paulo, 1896/2003), do auditório do Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, 2003), do foyer e da plateia do Teatro do Engenho (2011) e do teto do restaurante da Praça das Artes (São Paulo, 2012), entre outros. Tendo entrado em contato com o círculo de arquitetos paulistas ainda na década de 1970, Edmar acumulou mais de 40 anos de parceria com os arquitetos do Brasil Arquitetura/ Marcenaria Baraúna.
Na exposição organizada pela Baraúna, pela primeira vez o conjunto destes trabalhos pode ser compreendido de maneira integrada, evidenciando algumas estratégias empregadas pelo artista e pelos arquitetos, e apresentando elementos dos processos de projeto. Além de farta documentação fotográfica, estudos e amostras, tecidos feitos por Edmar de Almeida em oficinas na região do Triângulo Mineiro estavam expostos e à venda.
Aliada à exposição de Edmar de Almeida, a Marcenaria Baraúna lançou, também no dia 14 de outubro, sua linha de poltronas e cadeiras, batizadas de Maria e projetadas por Marcelo Ferraz. A cadeira foi inicialmente encomendada para comemorar os 50 anos da trajetória da cantora Maria Bethânia na exposição “Maria de Todos Nós”, inaugurada em julho de 2015 no Paço Imperial do Rio de Janeiro.