Casa Pepiguari

Interiores: Marcenaria Baraúna + Brasil Arquitetura

Arquitetura: Brasil Arquitetura

Ano: 2013

Área: 295 m²

 

Esse projeto é caracterizado principalmente pela organização racional do espaço, estruturado por uma parede de concreto que corta o volume desde a rua frontal até o quintal, definindo as áreas internas do pavimento térreo. Essa mesma parede sustenta o pavimento superior, que abriga três quartos e um pequeno estúdio, e também a laje de cobertura verde, com sua caixa-d’água exposta e visível como uma cabine de comando de navio.

Ao fundo do lote, uma construção isolada do corpo principal abriga a biblioteca e o escritório. Toda envidraçada, ela desfruta da visão de um amplo quintal, formando uma espécie de praça entre os dois blocos da casa.

 

Concreto aparente, aço corten, vidro, paredes caiadas e pisos de pau-marfim resumem os materiais empregados na construção e dão fisionomia à casa. Duas escadas se agarram à fachada frontal de aço: uma interna em concreto leva ao primeiro piso e outra externa em aço leva ao terraço jardim da cobertura, onde se pode desfrutar a paisagem urbana da cidade de São Paulo e a linha do horizonte delineado pela Serra da Cantareira até Pico do Jaraguá.

 

A organização do espaço social no pavimento térreo se dá através da disposição do mobiliário, que delimita dois espaços de estar e um de jantar, onde uma mesa esta próxima ao balcão que separa o espaço da cozinha, integrado à sala. Para além disso, as paredes de cal branco e concreto aparente favorecem a disposição das obras de arte e objetos do proprietário, que complementam visualmente a sala.

 

As duas sala de estar se complementam em função, enquanto a primeira abraça a lareira, delimitando um uso mais intimista, a segunda se integra ao ambiente de jantar e à cozinha, proporcionando um ambiente complementar para a fruição dos convidados dos proprietários.

2013