Overview
"Os Repassos tem origem centenária e vieram de Portugal. São programações gráficas em uma pauta com quatro linhas horizontais que correspondem às quatro lições do tear e dos quatro pedais."

A tecnologia de tecidos populares tradicionais em teares
Edmar José de Almeida

 

No século XVIII foram introduzidas em Minas Gerais as técnicas de tecidos utilitários chamados então Repassos. Os Repassos tem origem centenária e vieram de Portugal. São programações gráficas em uma pauta com quatro linhas horizontais que correspondem às quatro lições do tear e dos quatro pedais. Primeiramente faz a disposição dos fios, o que se chama a urdidura. A urdidura é disposta nas quatro liças a partir da programação gráfica. Em seguida, vem o ato de tecer propriamente dito que é pisar nos pedais a partir da programação que abem a urdidura para tecer a trama através de uma navete. É o tecido. A urdidura geralmente é de fios de algodão e a trama é de lã. No caso dos cobertores, eles possuem nomes bem originais tais como Olho de Boi, Cordão de Frade e Roda de Engenho, etc. A tecelagem manual em Minas Gerais e Goiás é antes de mais nada uma atividade econômica para inúmeras artesãs. Urberlândia possui um Centro de Fiação Manual e Tecelagem bastante ativo. Foram executados grandes painéis autênticos como o da Praça das Artes (330 m²), para a Choperia e Restaurante do Sesc Pompeia, para o Teatro do Engenho na cidade de Piracicaba, SP, para o Museu do Pantanal em Corumbá, Mato Grosso, para o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Paraná, para a A.D.U.F.U. em Uberlândia, MG, assim como para revestimento de mobiliário para a Baraúna, Brasil Arquitetura, São Paulo.

Works
  • Edmar José de Almeida, Tapeçaria
    Edmar José de Almeida
    Tapeçaria
    L 286 x A 206
Biography
Edmar José de Almeida nasceu em Araxá, Minas Gerais, aos 16 de abril de 1944. Desenhista, pintor, artista têxtil, designer, mosaicista e iconógrafo sacro tornou se especialista na obtenção de pigmentos orgânicos e minerais; processos tintoriais para tecelagens; pintura a têmpera e a óleo e em projetos tridimensionais com relevos com papel e em madeira.
 
Suas obras, executadas em grandes dimensões estão sempre associadas ao pensamento democrático de inclusão sociocultural e são resultado de trabalhos coletivos. Dentre as várias exposições nacionais e internacionais, expôs em duas ocasiões no MASP – Museu de Artes de São Paulo: em 1975, “Repassos – Edmar e as tecedeiras do Triângulo Mineiro” exposição documento com curadorias dos arquitetos Lina Bo Bardi e Flávio Império, recebeu o prêmio de melhor exposição do ano pela A.P.C.A. a exigente Associação Paulista de Críticos de Arte; e a segunda aconteceu em 1988 – “Nossa Senhora dos Prazeres”, um grandioso painel de Tecelagem na qual utilizou 320 cores tintoriais a partir de plantas da flora tropical.
 
Em 2002, realizou importante mostra em Brasília – Venit Santo Spiritus composta por 26 afrescos e 32 gravuras em relevo seco, com a curadoria de Wagner Barja. Dedicou se à Arte Têxtil e produziu grandes painéis acústicos para instalações permanentes em espaços públicos de arte e cultura: Praça das Artes 2013 e o SESC Pompéia 2003, em São Paulo, capital; Museu Oscar Niemeyer em Curitiba/PR, 2003; Museu do Homem do Pantanal em Corumbá /MT, 2008 e Museu Engenho de Dentro em Piracicaba/SP, 2011. Durante 20 anos (1960-80), trabalhou com a arquiteta Lina Bo Bardi na capital paulista e com ela executou o projeto da Igreja do Espírito Santo do Cerrado na cidade de Uberlândia/MG.
 
Edmar de Almeida foi o responsável pela captação de recursos e pelo projeto de Arte decorativa interior. O artista Edmar José de Almeida tem seu ateliê oficina localizado no Sítio Santo Antônio, município de Uberlândia, Minas Gerais.