O Uso da Madeira Maciça
Francisco Fanucci
O trabalho com madeira maciça na confecção de mobiliário implica na consideração de vários aspectos ligados a cada tipo de madeira.
A análise das características dos veios, seus sentidos, suas ondulações, sua espessura, o comprimento e a regularidade de suas fibras; os pontos de fibra reversa, a percepção tátil, entre outras características, vão determinar – por exemplo – o sentido correto dos veios em que cada peça deve “entrar” na máquina – ou ainda a escolha da face que estará à vista, seja por suas qualidades estéticas, seja por proporcionar o melhor acabamento.
A imensa diversidade, beleza e qualidade das madeiras provenientes dos biomas brasileiros nos oferece um universo riquíssimo de possibilidades. Essas madeiras, por se tratarem de um material proveniente da natureza, podem trazer variações de texturas e colorações, que surgem até mesmo num lote de uma mesma árvore – ou mesmo em uma tábua. Esse fator, além de atestar sua autenticidade, traz a beleza da diversidade dentro de cada espécie ou indivíduo, tornando cada peça única.